Como chegar ao Sim: Como Negociar Acordos Sem Fazer Concessões
Este livro oferece uma estratégia comprovada, concisa e detalhada para se chagar a acordos mutuamente aceitáveis em toda espécie de conflito – quer envolvam pais e filhos, vizinhos, empregadores e empregados, cliente e empresas, inquilinos e diplomatas.
Baseando-se no trabalho do Projeto de Negociação de Harvard, um grupo que lida seguidamente com todos os níveis de negociação e resolução de conflitos – de domésticos a internacionais -, este livro diz como:
- separar as pessoas do problema; concentrar-se nos interesses e não nas posições;
- trabalhar junto para criar opções que satisfaçam às duas partes; e
- obter êxito na negociação com pessoas que são mais poderosas, recusando-a a ceder às pressões ou a recorrer a truques sujos.
Outros livros de William Ury incluem Como chegar ao Sim com Você Mesmo, O Poder do Não Positivo, Supere o Não e Chegando a Paz.
A vida é feita de negociações, tanto a nível pessoal como profissional – quando tentamos convencer o nosso filho a comer a sopa ou o patrão a dar-nos um aumento, estamos a negociar. E a tarefa não é fácil. Muitas negociações não se concluem ou têm um final indesejado. Alguns tentam impor a sua vontade ou recorrem a truques sujos; outros, para evitar conflitos, permitem todo o tipo de concessões.
Embora as negociações sejam diferentes, os seus elementos básicos são sempre os mesmos – comprar uma casa ou assinar um acordo de paz no Médio Oriente têm mais em comum do que pensamos. Em Como Chegar ao SIM, Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton propõem – a partir do trabalho que desenvolveram no Projeto Negocial de Harvard – uma estratégia comprovada para levar a melhor em qualquer negociação. Os autores ajudam-no ainda a reforçar as suas capacidades e a criar o seu próprio plano para cada situação. Como verá, neste livro de culto negociar é sempre sinônimo de ganhar.