Sobre o William Ury
William Ury, co-fundador do Programa de Negociação de Harvard, é um dos mais renomados especialistas em negociação e mediação, a nível global. Atualmente ele é Conselheiro Senior do Harvard Negotiation Project.
Ele é autor dos livros Como chegar ao Sim com Você Mesmo (Sextante 2015), O Poder de um Não Positivo, Como Superar o Não, O Terceiro Lado, e é coautor (com Roger Fisher e Bruce Patton) de Como Chegar ao Sim.
Como Chegar ao Sim, um dos livros sobre negociação mais bem vendidos do mundo, produziu doze milhões de cópias impressas em inglês, e foi traduzido para trinta e quatro línguas. “Nem um outro livro no campo se aproxima do impacto gerado por este livro na forma em que praticantes, professores, pesquisadores e o público abordam suas negociações,” comenta o Instituto Nacional em Resolução de Disputas.
Há mais de trinta e cinco anos, William tem servido como consultor em negociação e mediador dos mais variados conflitos, desde greves selvagens em minas de carvão até guerras étnicas no Oriente Médio, nos Balcãs e na prévia União Soviética. Ele tem ensinado negociação e mediação para dezenas de milhares de executivos, líderes de sindicatos, diplomatas e oficiais militares ao redor do mundo. Ele tem ajudado centenas de empresas e organizações a chegarem a acordos que trazem bons lucros para ambos lados, de clientes e fornecedores a sindicatos e parceiros.
Em parceria com o ex-Presidente dos EUA Jimmy Carter, William co-fundou a Rede de Negociação Internacional, uma ONG que busca acabar com guerras civis ao redor do mundo. William agiu como consultor para ajudar a terminar uma guerra civil na Indonesia e ajudou a evitar uma guerra civil na Venezuela.
Na década de 80, ele ajudou os governos dos EUA e União Soviética criarem centros de crises nucleares, concebidos para evitar uma guerra nuclear acidental. Para tal fim, ele serviu como consultor para o Centro de Gerenciamento de Crises da Casa Branca. William é também co-fundador do Parlamento do Clima, que oferece a membros de Congresso ao redor do mundo um fórum virtual para discutir e implementar soluções práticas para as mudanças climáticas. A Time Magazine descreveu Parlamento do Clima como o “Google das políticas globais”.
Ele é também fundador da Iniciativa do Caminho de Abraão, que visa criar pontes entre culturas e fés, abrindo uma rota cultural de peregrinação no Oriente Médio que segue os passos do Profeta Abraão e sua família. Christiane Amanpour do ABC News diz que o Caminho de Abraão “é uma iniciativa sem precedentes para quebrar barreiras e promover diálogos na região mais dividida do mundo.”
William é recipiente do Premio Whitney North Seymour da Associação de Arbitragem Americana, e da Medalha de Serviço Ilustre do Parlamento Russo. Seu trabalho tem sido amplamente referenciado na mídia internacional, do New York Times e Financial Times até CNN e BBC. Ele tem duas palestras TED populares, “A Caminho do Não para o Sim”, e “O Poder de se Ouvir”.
Treinado como antropólogo social, com uma Licenciatura de Artes de Yale e um Ph.D. de Harvard, William tem feito suas pesquisas em negociação não somente no conselho de empresas e na mesa de negociação, mas também entre tribos como a tribo Bosquímano do Kalahari e de guerreiros de clãs da Nova Guiné.